Eletrocardiograma

• O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
  • O exame é realizado pela técnica de enfermagem da Clínica Dr. Sun, que entregará os dados levantados ao médico solicitante, responsável pela interpretação dos resultados.
  • É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
  • Essas informações são descritas em gráficos de linhas, que podem mostrar até 12 visões diferentes da atividade cardíaca.

A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos. Como por exemplo:

• Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;
  • Aumento de cavidades cardíacas;
  • Patologias coronarianas;
  • Infarto do miocárdio;
  • Distúrbios na condução elétrica do órgão;
  • Problemas nas válvulas do coração;
  • Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;
  • Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
  • Doenças que isolam o coração – derrame pericárdico ou pneumotórax;
  • Infarto em situações emergenciais;
  • Doenças genéticas;
  • Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).

O eletrocardiograma também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como:

• Pressão alta ou hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Além disso, o exame também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.

Esse exame também é comumente solicitado na avaliação pré-operatória.

• Em até 30 minutos.

Por se tratar de um procedimento pouco invasivo, o qual não utiliza radiação para ser feito, o exame de eletrocardiograma não apresenta riscos para quem o faça. A única contraindicação é para quem possui alergia ao adesivo que gruda os eletrodos ao corpo.

Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte um médico.

©2021 – CLÍNICA DR. SUN ::: Rua Pedro de Toledo, 980 – cjs. 35, 36, 85, 91, 124, 125, 126, 132 e 133 – V. Clementino –  São Paulo – SP  CEP 04039-002