Elastografia Hepática

A elastrografia hepática (ou elastrograma hepático) é um tipo de ultrassonografia realizada para avaliar as condições do fígado do paciente.

O exame é realizado como outros exames de ultrassom, com o paciente deitado em uma maca, sem necessidade de grandes preparos ou sedação.

O exame é realizado por uma médica radiologista.

Como o nome do exame diz, ele é realizado para avaliar principalmente a elasticidade do fígado do paciente. Outros aspectos como textura, dimensões do órgão e presença de nódulos também são avaliados.

O exame é uma forma de observar a quantidade de fibrose (tecido cicatrizado) no fígado, tecido que influencia o órgão nos aspectos citados acima. Uma alta quantidade do tecido rígido indica que o fígado está sofrendo como doenças como hepatite, cirrose ou até mesmo gordura elevada.

O elastrograma hepático é indicado para concluir o diagnóstico de pacientes que apresentam sintomas de:

• Hepatite
  • Gordura no fígado
  • Cirrose
  • Câncer de fígado
  • Colangite esclerosante primária
  • Hemocromatose
  • Doença de Wilson

O exame de elastografia hepática é realizado em até 5 minutos.

Na Clínica Dr. Sun, o paciente pode ficar em sala com a médica radiologista por até 60 minutos pois também realizamos a avaliação e ultrassonografia de outros órgãos do paciente, aproveitando a oportunidade para gerar um diagnóstico mais completo da saúde do paciente.

O exame exige um jejum de 6 horas e a não ingestão de bebidas alcoólicas/cafeína por pelo menos 24 horas.

Como dito anteriormente, o exame é uma ultrassonografia como outra qualquer, não oferecendo riscos ao paciente.

Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte um médico.

©2021 – CLÍNICA DR. SUN ::: Rua Pedro de Toledo, 980 – cjs. 34, 35, 36, 91, 124, 125, 126, 132 e 133 – V. Clementino –  São Paulo – SP  CEP 04039-002